segunda-feira, 4 de junho de 2012

Geleia de Pimenta




            Como foi amplamente prometido, hoje teremos a receita de uma geleia de pimenta.

            Antes disso, vou aproveitar aqui para divulgar meu novo blog em parceria com mulher mais maravilhosa do mundo, estamos em fase de dietas e preparação física para corrermos em uma competição, queremos compartilhar com vocês as nossas impressões, os nossos acertos e o nossos erros, lá vamos falar sobre os exercícios, dieta, claro que falaremos sobre receitas legais, que compartilharei aqui também, sobre tecnologia, e algumas coisinhas mais, o nome do blog é ENTRE CORRIDAS E COMIDAS, nesse linkaqui.



            Bem, vamos ao que interessa a geleia de pimenta.

            Executei essa receita na quinta-feira passada e não fiquei muito feliz com o resultado, portanto, na sexta-feira voltei a fazê-la, e dessa vez deu tão certo que até criei algumas variações e até mesmo cheguei a um resultado melhor que o da receita original.

            Então vou passar a receita original e depois eu falo das duas variações que fiz.



            Geleia de pimenta dedo de moça

2 Pimentas dedo de moça, sem semente e picadas (pode variar pra mais ou para menos, porém, creio que menos que uma pimenta seja muito pouco. Eu que sou um baiano não muito fã de pimenta fiz com 3 pimentas e ficou bem tranquila;

200 ml de suco de laranja;

4 colheres de açúcar; ( que é opcional. A diferença será a seguinte, se usar o açúcar, é só cozinhar no tempo que eu falarei abaixo, senão, é só deixar cozinhando por mais 10 a 15 minutos além do “regulamentar”)

Uma pitada de sal;

Uma maça (descascada e ralada no ralo grosso)

Algumas gotinhas de limão;



Para preparar, basta por todos os ingredientes numa panela misturar um pouco, deixar ferver por 20 minutos sem mexer e pronto! Tens uma saborosíssima geleia de pimenta.



            Como isso acontece? A Maçã que não altera em nada o sabor da geleia, é riquíssima em pectina, uma substância que dá a geleia sua consistência e é largamente usada na indústria alimentícia.

            O resultado é interessante, porém, como a maça está ralada no ralo grosso, fica alguns pedacinhos dela no meio da geleia e ela não fica muito transparente.

            Por isso, resolvi experimentar, porem não tinha mais laranja, encontrei na geladeira um xarope de melancia que eu uso pra fazer soda italiana pra Carolina e resolvi usar nessa experiência. A receita segue a mesma, substituindo o suco de laranja por 200 ml do xarope já diluído em água, nas proporções sugeridas pelo fabricante e, dessa vez, descasquei a maça e a bati com um pouco de água no liquidificador, fiz um espécie de purê, e o coloquei na panela, o resultado foi mais satisfatório.

            Na terceiro experimento,  usei um xarope de limão, isso demonstra a versatilidade das receitas de geleia e bati a maça do mesmo jeito, porém, coei e fiz uma espécie de suco e a coloquei assim na panela, e, agora sim, ficou uma maravilha, tirei bastante foto e pra comparar a primeira, a segunda e a terceira experiência serão chamadas respectivamente de laranja, melancia e limão.
Laranja

Melancia

Limão



            Não se acanhem e fazer essa delícia, é viciante, o único inconveniente são as mãos ficarem ardendo de tanto descascar e picar as pimentas.

            Dá pra comer com pão, com queijos brancos, fazer entradinhas, tive a ideia, por exemplo, e usar aquela receita de almondegas, fazer as bolinhas, recheá-las com a ricota, assar, e depois de assada, colocar um pouquinho da geleia por cima.. hummmmm







Grande abraço, voltem sempre!

5 comentários:

  1. Que delícia!!!!!! Vamos fazer pois adoramos esse negócio de apimentar o cotidiano!!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Theus! Experimentei uma receita da minha mãe e ficou muito bom, vou tentar essa que é mais sofisticada e te chamo pra esperimentar e dar a nota ok? Parabéns, receitas criativas e de muito bom gosto!

    ResponderExcluir
  3. oi Matheus bom dia,adoro geleia de pimenta já estou te seguindo e levando o seu link para os meus favoritos bjs Rosinha
    venha conhecer o meu cantinho também
    cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. maravilha estou fazendo esta geleia dos DEuses muito bom

    ResponderExcluir
  5. maravilha estou fazendo esta geleia dos DEuses muito bom

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário.

Web Analytics