Olá, não disse que voltaria com coisas boas? Pois é. No jantar que fiz pra minha sogra e pro meu sogro, o prato principal foi um talharim com frutos do mar.
Fiz essa receita sem referências, apenas “no tato”. rs Ficou muito muito muito gostoso, e como a Carol disse, “não ficou com gosto forte de peixe” o que geralmente acontece quando trabalhamos com frutos do mar em geral.
Bem, vamos lá, que como já deve ter percebido, nas receitas que faço de cabeça, não estão divididas em lista de ingredientes e preparo, prefiro fazer de modo narrativo.
Enquanto cozinha o talharim, eu prefiro comprar um que seja um pouco mais caro e “grano duro”, pois o resultado final é bastante satisfatório. Nessa “cottura”, muita gente diverge sobre colocar ou não algo na água fervente, e, o que colocar. O mais importante é esperar a água ferver, antes de colocar o macarrão. Eu usava colocar um pouco de sal e um fiozinho de azeite, mas, agora que já consegui reduzir metade do sal que usava, prefiro usar apenas o azeite que serve pra que a massa não grude.
Em outra panela, derreta uma colher de manteiga sem sal, e coloque uma cebola picada em pedaços pequenos, dois tomates italianos sem semente, picados em pedaços médios, um pouco de coentro, o vongole e os anéis de lula, cerca de 200g de cada, quando começarem a fritar, coloque com cuidado, meio copo americano de vinho branco seco, acerte agora o sal, pimenta, retire o vongole e os anéis de lula e reserve.
Em outra panela, derreta uma colher de manteiga sem sal, coloque o vôngole, anéis de lula já cozidos previamente e deixe fritar um pouco, adicione um punhadinho de coentro picadinho, acerte o sal e quando a manteiga começar a secar, regue, com cuidado, com algumas colheres de vinho branco seco, a intenção aqui é apenas desgrudar a manteiga com o sabor do fundo da panela e não formar caldo, acrescente agora o camarão, quando o camarão estiver al dente, não deixe passar muito, misture com o macarrão já escorrido.
Regue com o caldo por cima, e rale na hora o parmesão da sua preferência, arremate com um fiozinho de azeite e decore com ciboullete.
Até a próxima.
Esse eu comi um pouquinho do que sobrou no dia seguinte...estava MARAVILHOSO!!
ResponderExcluirRealmente nao tinha gosto forte de peixe.
Eu que (em relação à frutos do mar) nao como (comia!) nada além de camarão, comi tudinho que tinha direito...e gostei muito!!
Beijo...Alline