segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Menu de Fim de semana [e novos gadgets na nossa cozinha]

Prezados Fregueses

            Esse fim de semana fomos à Batatais, pertinho de Ribeirão. Passar a sexta, o sábado e metadinha do domingo com meu sogro. Arrumei os três violões que estavam parados na casa dele. Trocamos encordoamento, afinamos, trocamos tarraxas... e tocamos várias musicas dos festivais. No almoço do sábado, a Cidinha fez esse maravilhoso escondidinho de carne moída.

            Ela não me revelou a receita, me disse humildemente que era apenas purê de batatas, recheado de carne moída, com purê, requeijão e queijo por cima. Não sobrou um pedaço pra contar história. Eu até me arrisquei degustar uma dose de whisky pra acompanhar.
            No sábado à noite, fomos comprar maminha pra fazer uns bifes que ficaram famosos por lá. Meu sogro até os apelidou de “aquele bife do baianinho”. Compramos batata, queijos e umas cervejinhas.
Ficou assim. Tem o bife de maminha, uma bruschetta em pão Frances e Aligot, que é um purê com queijo.

O Bife, eu pedi ao açougueiro para cortar cada pedaço com cerca de dois dedos de altura. Temperei apenas com pimenta moída na hora, sal e azeite. O segredo do preparo é o seguinte: salgue com uma pitada de sal, um lado do bife. Depois de um minuto, salgue o outro lado, um minuto depois vire novamente e moa a pimenta e regue com azeite, repita do outro lado. Esse tempo que você deixa, o sal é absorvido pela carne e torna mais macia. Inclusive, vou testar umas marinadas, que são as técnicas de deixar a carne em algo ácido como o limão para “quebrar” as fibras e deixá-la mais macia.
A bruschetta foi cortar o pão ao meio, fatiar ¼ de tomate para cada fatia de pão. Gratinar com queijo parmesão que ficará crocante, e logo após, colocar uma fatia de muçarela ou queijo minas padrão. Que derreterá.
O aligot, bem, o aligot tem um cara que vai falar bem melhor que eu como é feito.



Os novos gadgets da nossa cozinha.

Um almofariz de mármore.

Uma batedeira. Para salvar meus braços que doem de tanto bater massa de cupcake. Vou esteá-la amanhã, enquanto a Carol estiver dando aula.


Bem. Por hora é só. Tem tanta... mas tanta receita pra por, que vou ter que postar  duas por dia.

Grande abraço a todos.

Agradecemos a preferência.

--
A Direção.

6 comentários:

  1. Oi Matheus, que delicia esse escondinho da Cidinha hein! Pelo aspecto estava delicioso.Matheus do céu que delicia de bife, bruschetta e pasme!!! não conhecia o tal aligot. Deve ser maravilhoso, mas vamos combinar, essa técnica na hora de servir comigo não vai prestar kkkkkk Vou derrubar no chão com certeza, mas valeu a dica. Adorei. Amanha se Deus quiser e der tudo certo dá uma passadinha lá no meu bloguito, acho que vc vai gostar ta?? Bjocas. Agora sim estou indo conhecer o blog da sua amadinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus,
    Vim conhecer seu blog, por indicação da querida Josy.
    Gostei muito.Parabéns.
    QUis segui-lo , mas o blog deu problema.
    Voltarei aqui outras vezes.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MATHEUS VIM CONHECER O TEU CANTINHO ATRAVÉS DA AMIGA JOSY QUE É UM AMOR DE PESSOA.SEU BLOG É ÓTIMO, ESTE ESCONDIDINHO ESTÁ BOM DEMAIS, HUMMMMM!

    BEIJÃO......

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus, a convite da minha amiga Josy, vim conhecer teu blog, e me apresentar,

    Sou Renata, do EternosPrazeres

    e desejo muito sucesso e alegria por aqui

    Boa Tarde
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Teus, hj lembrei de vc, Fiz umas exeperiencias culinárias e acabou saindo um ratatouille. Vou ver se consigo por uma fotimha pra vcs verem, ficou linfo e uma delícia!!!! bjus

    ResponderExcluir
  6. amei matheus!!! ainda nao tinha conhecido seu blog!!! tudo uma delicia!!! to super anciosa esperando pelo convite da carol pra jantar ae na casa de vc´s!!! fala pra ela fazer o favor de marcar!!!
    bjao

    ResponderExcluir

Muito obrigado por seu comentário.

Web Analytics