terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estou de volta!!!

Prezados fregueses,

Andei batante sumido, mas, agora prometo que estou de volta pra sempre.
Nesse tempo, fiz pouca coisa, mas estou mergulhando de cabeça no preparo de macaron. Fiz a primeira fornada e o sabor ficou exato, mas o formato ainda não. Vou postar as fotos tudo junto.

As fotos agora estão melhores, pois mudei de celular, mais ainda melhorarão quando pegar uma câmera nova.

Fiz bastante Cupcake pro aniversário da Bia, que mudou de idéia novamente e decidiu fazer 50 bolinhos.




E fiz a alegria da Carol Viana e da Marcela Moraes:



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cupcakes do Felipe [e novo gadget]

Prezados fregueses,



           Ontem, fizemos mais de 60 cupcakes para o aniversario do Felipe.
Usei essa mesma receita. Ficou muito bom!!!!

Vejam as fotos:





E, meu novo gadget, para melhorar as receitas:




Bom começo de semana pra todo mundo, e, logo mais eu volto com receitas.

Agradecemos a preferencia.

--
A Direção.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cupcake de Limão [que virou muffin e uma boa dose de frustração]

Prezados,

Parece que estou fazendo propaganda do Chá Leão

            Como um bom pisciano que sou, nasci pra planejar, minha vida é planejar as coisas a curto prazo. Passo dias pensando, por exemplo, como vou executar uma receita, quais serão os desafios, e como resolvê-los. Mas, como já é de praxe, o resultado de muitos desses planos é a não realização, e, a frustração. Não estou falando da execução das receitas, com elas, até hoje, nada de frustração. Mas é a vida em geral. Estava MEGA empolgado pra fazer os cupcakes da Bia, mas não vai rolar. :(
            Acho que o pisciano, é um ser que vive de planejamentos e frustrações. Mas, não tem problema, eu supero. Como sempre superei. :)
            Apenas um desabafozinho. Prometo não fazer isso muitas vezes. Até porque estou na fase mais maravilhosa da minha vida. Mais feliz, mais tudo.
Bem. Chega de ser “mimimi”, como diz a Luisa, e vamos fazer o que gostamos aqui na Mercearia. Que é cozinhar.
            Pra não dizer que não farei cupcakes essa semana, vou fazer 50 pro aniversario do Felipe. Comprei até um cortador de pão de forma pra ele, esse aqui, de dinossauro. O Marcos, pai dele, costuma cortar os sanduiches de pão de forma, em formas geométricas, para ele. Eu achei isso tão legal. Foneticamente eles o chamam de “pão de fórma”.    
            Enquanto isso, me desafiei a fazer macaron. Não achei para comprar a farinha de amêndoas. A Renata, usou num bolo e eu a perguntei sobre isso, ela me disse que podia eu mesmo fazer, vi no blog do Vitor Hugo também, e, estou fazendo a farinha. Mas uma coisa eu digo. É trabalhosa.
            A receita é de um Cupcake que peguei no blog da Pâmela Brandão, mas, como já estava um pouco tarde, quando terminei de fazer, não quis atrapalhar os vizinhos com o barulho da batedeira, pra fazer o buttercream, por isso, da receita eu usei apenas a parte de fazer o bolinho. E como não coloquei cobertura, nem recheio, decidi por chamá-lo de muffin.
            Eu achei essa receita de uma técnica interessantíssima. Cheia de detalhes que não tinha visto ainda, como por exemplo, o buttermilk e retirar duas colheres de sopa de cada xícara de farinha e substituir por duas de amido de milho.
Portanto, vou colocar aqui a receita do bolinho. Mas a receita na íntegra está aqui, no blog deliciosamente maravilhoso da Pâmela Brandão.


Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de manteiga sem sal, amolecida
3 xícaras de farinha para bolo *
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras de açúcar
5 ovos grandes
2 colher (chá) de essência de baunilha
4 colher (sopa) de suco de limão
Raspas de 2 limões
1 xícara buttermilk **
* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.
**Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.


Preparo:
Pré aqueça o forno a 160°C. Peneire os ingredientes secos numa tigela.
Bata a manteiga com o açúcar em velocidade média até que fique uma mistura clara e fofa, cerca de 5 minutos. Adicione os ovos, um a um, batendo depois de cada adição. Acrescente a baunilha, o suco e as raspas de limão.
Em velocidade baixa, alterne adicionando os ingredientes secos e o buttermilk, e bata até incorporar. Coloque a massa nas forminhas de cupcake, sem encher muito. Asse por aproximadamente 20-25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Não asse demais. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos e transfira para uma grade para terminar de esfriar completamente.
Nossa, como eu escrevi nesse post. Isso é que dá, ficar um dia sem postar. Isso vira um vicio.

Bom apetite.

Agradecemos a preferência.
--
A Direção.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Salada Baby Leaf [e o Romantic Dinner de Outubro]

Prezados,



Todos os meses eu faço um Romantic Dinner pra Carol. Ela dá aulas às terças. Eu aproveito pra correr ao supermercado, comprar flores, um bom vinho e os melhores ingredientes pro meu amor. A cada mês, crio um cardápio diferente com salada, prato principal e uma sobremesa, sempre com um bom vinho, ultimamente estamos apreciando muito o Gracia de Chile.
Ontem fim uma salada baby leaf que é tipo o baby beef das saladas.


Ingredientes:
Pra cada prato

Alface baby leaf;
Côco;
Dois pedaços de salmão;
Gergelim;

Preparo:

            Montei a alface como um montinho. Com um descascador de frutas, fiz lâminas com o côco. Temperei o salmão apenas com ervas de Provença (que comprei o moedor ontem). Numa frigideira bem quente com um fio de azeite, sele os lados do peixe mas mantenha o interior cru, passe em cima do gergelim previamente torradinho. Monte na salada.

O molho que usei, foi esse de mostarda, mas com algumas alterações. Primeiro porque agora que tenho um lindo almofariz de mármore, e não tive dificuldade nenhuma pra moer. Coloquei também limão e parmesão. Só pra variar um pouquinho.

            Ficou muito bom, pois o sabor e a textura do côco não contrastam com a salada, mas, somam.

            Bom apetite.

Agradecemos a preferência. Volte sempre!

--
A Direção.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Menu de Fim de semana [e novos gadgets na nossa cozinha]

Prezados Fregueses

            Esse fim de semana fomos à Batatais, pertinho de Ribeirão. Passar a sexta, o sábado e metadinha do domingo com meu sogro. Arrumei os três violões que estavam parados na casa dele. Trocamos encordoamento, afinamos, trocamos tarraxas... e tocamos várias musicas dos festivais. No almoço do sábado, a Cidinha fez esse maravilhoso escondidinho de carne moída.

            Ela não me revelou a receita, me disse humildemente que era apenas purê de batatas, recheado de carne moída, com purê, requeijão e queijo por cima. Não sobrou um pedaço pra contar história. Eu até me arrisquei degustar uma dose de whisky pra acompanhar.
            No sábado à noite, fomos comprar maminha pra fazer uns bifes que ficaram famosos por lá. Meu sogro até os apelidou de “aquele bife do baianinho”. Compramos batata, queijos e umas cervejinhas.
Ficou assim. Tem o bife de maminha, uma bruschetta em pão Frances e Aligot, que é um purê com queijo.

O Bife, eu pedi ao açougueiro para cortar cada pedaço com cerca de dois dedos de altura. Temperei apenas com pimenta moída na hora, sal e azeite. O segredo do preparo é o seguinte: salgue com uma pitada de sal, um lado do bife. Depois de um minuto, salgue o outro lado, um minuto depois vire novamente e moa a pimenta e regue com azeite, repita do outro lado. Esse tempo que você deixa, o sal é absorvido pela carne e torna mais macia. Inclusive, vou testar umas marinadas, que são as técnicas de deixar a carne em algo ácido como o limão para “quebrar” as fibras e deixá-la mais macia.
A bruschetta foi cortar o pão ao meio, fatiar ¼ de tomate para cada fatia de pão. Gratinar com queijo parmesão que ficará crocante, e logo após, colocar uma fatia de muçarela ou queijo minas padrão. Que derreterá.
O aligot, bem, o aligot tem um cara que vai falar bem melhor que eu como é feito.



Os novos gadgets da nossa cozinha.

Um almofariz de mármore.

Uma batedeira. Para salvar meus braços que doem de tanto bater massa de cupcake. Vou esteá-la amanhã, enquanto a Carol estiver dando aula.


Bem. Por hora é só. Tem tanta... mas tanta receita pra por, que vou ter que postar  duas por dia.

Grande abraço a todos.

Agradecemos a preferência.

--
A Direção.
Web Analytics